O marketing digital já vinha crescendo, com a pandemia intensificou-se. 40% dos brasileiros fazem autodiagnóstico médico pela internet!
Esse foi o resultado da segunda edição do estudo realizado pelo Instituto de Ciências, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). Esse índice revelado na pesquisa foi noticiado, na primeira semana de agosto de 2018, pelos principais veículos de comunicação do Brasil.
Agora pense, se o mesmo estudo fosse realizado após a pandemia.
Vamos falar sobre isso, atenção! Vou te dar 5 motivos pra investir!
Médicos e clínicas que alimentam seus sites e redes sociais com informações sobre doenças, sintomas, tratamentos podem se tornar referência a esses pacientes, e poderão ser procurados para consulta e tratamento.
A relação paciente e médico é de confiança e, na atualidade, isso começa na internet.
Um dos diferenciais do marketing pela internet é que ele é aplicável aos mais variados segmentos. O marketing digital para médicos é uma realidade com excelentes resultados e que só cresce.
O internauta é altamente influenciável e as técnicas de marketing digital médico podem colaborar nessa tomada de decisão.
Se sua clínica ou consultório deseja crescer em faturamento e em volume de pacientes, definitivamente não pode desprezar o marketing digital para médicos.
Motivo 1 -Relação Custo x Benefício
Ao investir em Marketing Médico, o profissional se vê diante do desafio de estar atento ao mercado. Logo percebe o quanto essa postura pode alavancar sua clínica ou consultório. Ao definir uma boa estratégia, é possível obter retorno significativo em imagem, marca e em movimento.
Além disso, a relação custo x benefício em realizar ações de Marketing Médico é extremamente positiva, principalmente se o foco forem ações de Marketing Digital, que permite que você tenha um budget para investimento e possibilita mensuração total de desempenho e resultados.
Motivo 2 – Alcance
Outro ponto que tem levado cada vez mais profissionais da saúde a investir em Marketing Digital Médico é a amplitude do alcance das ações. Anúncios em Google Adwords, Facebook, blog, mídias sociais, ações de marketing de conteúdo, enfim, alcançam audiências muito maiores. Esses mecanismos representam uma forma de divulgar o nome do profissional, da clínica ou do hospital com grande espectro – e a custos bem razoáveis. Por isso, obtêm um resultado muito melhor do que apenas a comunicação boca a boca ou indicação.
Motivo 3 – Objetivo da Estratégia de Marketing
Ao se investir em Marketing Médico, logicamente que o retorno sobre o investimento é esperado. Esse retorno depende do objetivo da estratégia de Marketing que foi definida e gerenciada. Pode ser a construção de imagem no mercado, fortalecimento de nome (ou marca), aumento do número de pacientes ou da quantidade de procedimentos, etc. Uma boa gestão de marketing médico deve mensurar o desempenho de todas as ações e os resultados que geram para o negócio. Ao investir em ações digitais, esse acompanhamento é facilitado, pois tudo é medido: visitas ao site, curtidas, engajamento e até quem está interagindo em cada ação. Esse “controle” favorece a mensuração do ROI – Retorno sobre Investimento. É mais um motivo para se investir em Marketing Médico.
Motivo 4 – Seu público está nas redes sociais e procura especialistas como você
As redes sociais são fundamentais para médicos e profissionais da saúde. Seus pacientes, os familiares e amigos deles, além de possíveis futuros pacientes, estão nelas. E estão trocando informações e indicações a todo o momento.
É comum pensar que isso não se aplica a determinada especialidade médica, seja pela faixa etária dos pacientes, seja por algum tipo de limitação. Porém, é bom ressaltar que, quando a faixa etária não está no meio digital, os familiares estão. E, nesses casos, na maioria das vezes, é a própria família que define quem atenderá esse paciente. Sejam filhos, netos ou irmãos, é certo que a pesquisa no Google e as interações com amigos em redes sociais estão entre as primeiras opções na busca por referências médicas e profissionais.
A partir do momento em que o seu público identifica a presença ativa e a possibilidade de contato permanente, há uma percepção de maior valor no seu negócio. Esse posicionamento gera mais credibilidade para o seu nome no mercado.
Vale lembrar que é fundamental interagir e estar presente nas redes sociais de forma ética e responsável, seguindo a regulamentação do CFM – Conselho Federal de Medicina.
Motivo 5 – Responsabilidade Social
Muitos profissionais médicos já se conscientizaram da necessidade de se posicionar publicamente por uma questão de responsabilidade social. Afinal, a sociedade busca por informações sobre saúde – e a internet é ainda o primeiro canal de informação. Por isso, ser o especialista na sua área, informar a população em geral com conteúdo relevante e verdadeiro é sua responsabilidade.
Esse posicionamento tem há ver com Marketing de Conteúdo. Nessa metodologia de marketing, o que se trabalha é a informação. Parte do princípio de entregar informação ao público, de forma gratuita, e ir construindo uma autoridade sobre o tema – ou especialidade médica. É um trabalho de médio a longo prazo, mas com resultados efetivos e sustentáveis. Uma boa opção para se investir em Marketing Médico.
Agora que você já falamos sobre as razões para investir em Marketing Médico, vamos pensar. Muitos profissionais da saúde não tem tempo para sua família, qualidade de vida, mas existe sempre uma solução. Especialista no seu mercado estão preparados para traçar estratégias conjuntas com você e sua equipe e executá-las , gerenciar os resultados e lhe apresentar retorno do seu investimento. Conte com a gente! A CF Marketing médico https://claudiaflehr.com.br é uma agência especializada em marketing médico. Auxiliamos profissionais da Saúde, clínicas e hospitais a traçarem seus objetivos, como construção de autoridade em sua área de atuação, fortalecimento da marca e aumento na demanda de pacientes. Fale conosco!
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Claudia Flehr