Chadwick Boseman, o Pantera Negra, morreu de câncer de cólon aos 43 anos.
Vamos falar neste artigo sobre se o posicionamento dos médicos: devem ou não abordar quando uma celebridade morre de uma doença grave.
Tempo de leitura 3 minutos
Ponto de vista ético e marketing.
Marketing Médico: abordar ou não a morte por câncer de Cólon do ator de Pantera Negra
Após sua morte, se tornou público o fato de que o ator gravou Pantera Negra e outros filmes de super heróis, como Vingadores: Ultimato, quando já estava doente, entre cirurgias e sessões de quimioterapia.
O câncer colorretal é o segundo mais frequente no Brasil e setembro é o mês de conscientização sobre a doença – Setembro Verde
Seja no vídeo, no podcast, ou por meio de textos nas mídias digitais, a Medicina pode estar acessível a população sob o olhar de educar o paciente na melhora da sua saúde.
Educar o paciente é uma tarefa que vai além da consulta médica no consultório e dos programas de saúde pública. Outro canal de conteúdo para a sociedade, a mídia não proporciona apenas o entretenimento. Sua função também é levar informações relevantes para a população, dentre as quais a educação em saúde e bem-estar. Assim, destaca-se a importância da presença de profissionais de saúde em programas de rádio, televisão, artigos em mídia impressa e digital.
O papel do Marketing Médico é muito importante na sociedade atual, pois pode proporcionar uma ampla gama de informações, através dos mais variados recursos. Tem forte influência nas atitudes, crenças e comportamentos da comunidade. Devido a esta influência, os seus meios de comunicação podem também ter um papel ativo na prevenção das doenças.
A cobertura sensacionalista de uma morte ou doença, deve ser evitada, particularmente, quando uma celebridade está envolvida e todos os esforços devem ser feitos para evitar exageros, mas é o momento de conscientizar, como autoridade, sobre a doença.
O médico não pode parar de estudar. Hoje, com a facilidade que a população tem de acesso aos conhecimentos médicos, se ele parar, o próprio paciente vai perceber e cobrar. Quando o médico é convidado para participar de uma Live, que se prepare, porque um dos seus papéis é difundir a saúde e, para isso, não existe lugar melhor do que as mídias.
No caso do ator de Pantera Negra, trata-se de uma doença que acometeu o ator ainda jovem e o médico pode esclarecer para os seus seguidores a prevenção nos casos de hereditariedade dessas patologias.
Também depende muito do perfil médico e nós da CF respeitamos a linha de pensamento dos nossos clientes.
O marketing médico ainda está em amadurecimento e trata-se de uma linha tênue entre a ética médica e o objetivo de captar pacientes.
Para saber mais sobre Publicidade Médica acesse o Manual do CFM
Para saber mais sobre ética médica, acesse o Spotify Claudia Flehr. Clique nos links abaixo para escutar o podcast
Fazer Marketing médico sem romper a ética
CF Marketing Digital Médico
Nossa especialidade é cuidar da sua.