Olá, Doutor (a), tudo bem? O poder dos aromas, dos cheiros, dos perfumes chama-se marketing sensorial é algo inexplicável. É uma associação imediata. Remete-nos ao tempo, coisas e lugares.
Lembro alguns cheiros da minha infância. Cheiro do pão feito em casa pela minha avó, o chimarrão do meu avô, o aroma do café após o almoço ( hábito que tenho até hoje), do uniforme da escola, cheirando a limpeza que minha mãe lavava com tanto carinho.
Hoje, eu quero falar com você sobre um assunto bastante em alta, mas que ainda é pouco explorado por consultórios e clínicas médicas.
Alguma vez, você já ouviu falar de marketing sensorial?
Ele é tão importante que grandes empresas utilizam o marketing sensorial em seus ambientes a anos.
A premiada e grandiosa Clínica Mayo é outra empresa que investe muito em estratégias de marketing sensorial para gerar experiências únicas aos seus pacientes.
Da clínica popular à luxuosa http://www.cfitour.com/, do pequeno consultório ao grande, a decoração e o ambiente interno das clínicas e dos consultórios médicos devem ser planejados para proporcionar experiências positivas ao paciente, afinal, muitas vezes ele passa mais tempo nesse ambiente do que em consulta com o médico.
Geralmente, uma estratégia de marketing sensorial é bastante utilizada para aguçar todos os 5 sentidos: visão, olfato, tato, audição e paladar. Com sua aplicação, é possível conquistar sentimentalmente e fazer com que uma pessoa crie laços afetivos com o ambiente.
Seria, basicamente, deixar o ambiente organizado, com uma música delicada ao fundo e, até mesmo, utilizar uma essência específica para que o paciente guarde boas lembranças da clínica.
Se você tem curiosidade de entender melhor sobre marketing sensorial e quer começar a aplicar em seu consultório, vou te explicar alguns detalhes.
Marketing sensorial é importante em uma clínica?
Você sabia que o marketing sensorial pode fazer com que os pacientes se sintam mais tranquilos e seguros dentro de sua clínica? Pois é, através de um perfume que ative questões sensoriais, uma música de relaxamento ou café especial que aguce o paladar, o paciente tende a se colocar de forma compreensiva e calma.
Por mais que sua clínica preste um bom atendimento, todo paciente procura sentir-se acolhido no local de uma consulta, uma vez que, a apreensão está sempre presente em locais que tratam de saúde.
Quando você faz da sua clínica um local acolhedor, você tira o peso daquele atendimento, fazendo com que as idas se tornem mais leves e menos problemáticas.
E como aplicar esse tipo de ação?
O primeiro passo desse tipo de aplicação é ter um ambiente limpo e extremamente organizado, iniciando na recepção. É preciso sempre ter em mente que a recepção é o primeiro local de contato e, por isso, deve passar uma boa impressão desde sua chegada.
O aroma do recinto precisa trazer uma experiência sensorial muito importante ao indivíduo, mas não pode ser uma fragrância enjoativa, muitos pacientes podem sentir alergia ou desconforto com o cheiro.
O fato de ser um ambiente que antecede uma consulta, situação que pode revelar algo desconhecido, até então ou fatos indesejados, pode causar tensão, ansiedade, angústia.
O dia a dia de muita correria , pode também causar um sentimento desconfortável de pressa nos pacientes.
Mas, é possível amenizar o clima e tranquilizar o paciente enquanto aguarda, criando uma atmosfera calma e agradável.
Vamos falar 7 razões para você implantar o Marketing olfativo na sua clínica/consultório
1- Criar uma identidade olfativa
2- Criar um vínculo emocional com o paciente
3- Agregar valor e diferencial ao serviço que você oferece
4- Proporcionar bem-estar e relaxamento
5- Deixar o ambiente agradável e acolhedor
6- Criar uma atmosfera agradável, valorizando o serviço e os profissionais
7- Aumentar o desejo de permanência do indivíduo na clínica/consultório
Existem muitas opções de aromas em Difusores elétricos, difusores de varetas, spray de ambiente.
- Eucalipto, Hortelã e Alecrim – São aromas para os banheiros. Proporcionarão cheiro de limpeza.
- Lavanda – além de seu magnífico aroma, tem propriedades relaxantes que acalmam o corpo e a mente
- Lima da pérsia – aroma cítrico que ajuda no combate do stress e fadiga.
- Aconchego – proporciona uma sensação de bem estar
- Aurora – aroma leve e delicado, lembrando o amanhecer do dia
Pensando em você, nós da CF Marketing Digital Para Saúde, oferecemos a experiência da CF Bella Luna By Claudia Flehr.
Lembre-se que seu consultório, sua clínica precisa além da identidade visual, algo que impacte e que faça com que seu paciente se lembre da sua clínica. Você pode adquirir o melhor aroma para o seu consultório ou sua clínica.
Fique a vontade para escolher seu aroma no nosso site www.cfbellalunabyclaudiaflehr ou nos chamar no WhatsApp 51-991347652 para ajudá-lo (a).
Bons aromas!
Claudia Flehr