Estamos vivendo numa época em que as pessoas são guiadas pelas imagens. Talvez por isso o Instagram cresceu tão rápido nos últimos anos.
Há uma vastidão de recursos disponíveis nesse simples aplicativo. Um bom exemplo é o formato conhecido como stories.
As publicações aqui divulgadas somem dentro de 24 horas, o que permite o compartilhamento de situações cotidianas. Enquanto o feed é a base para fotos e vídeos que o usuário pretende deixar visíveis por mais tempo, o stories investe em micro momentos. Nesse caso, vale postar momentos de descontração com pacientes, lançamentos de novos serviços da clínica e até mesmo dicas sobre a saúde.
O Instagram (Android | iOS) disponibilizou para usuários brasileiros o recurso Reels, feito para criar vídeos em formatos similares ao TikTok. É uma substituição do modo “Cenas”, que tinha um funcionamento parecido. Os vídeos possuem duração máxima de 15 segundos e podem ser publicados nos Stories e na aba Explorar da rede social. Como funciona algoritimo do reels? O número de visualizações é o que conta mais até que o engajamento até do post. É bem parecido com o TikTok, ou seja, os vídeos com mais views são os que continuam no explorar e aparecendo para novos usuários. Se este é o seu objetivo pode usar e abusar do Reels.
Lembre-se apenas de manter a ética e não compartilhar “antes e depois”dos seus pacientes e respeitar o Fazer marketing médico com ética. As hashtags também têm sua parcela considerável de importância no Instagram. Elas são responsáveis por categorizar as publicações. Assim, sempre que um usuário busca pelas etiquetas no recurso “Explorar”, seus posts são elencados e você pode conquistar mais seguidores. No ramo da saúde, algumas das mais populares são #vidasaudavel, #emagrecimento e #fisioterapia.
Mas, novamente, é preciso utilizá-las com sabedoria, levando em consideração o segmento profissional.
Outra estratégia comumente utilizada são os anúncios pagos. Eles são divididos em algumas categorias e debitados por meio do Facebook Ads. Esse é um formato de mídia paga e, logo, pressupõe investimento financeiro e resultados no curto prazo. Você pode usar os anúncios pagos com excelentes ferramentas para segmentar e atingir uma audiência mais favorável a ter afinidades com seus produtos ou serviços, além disso, uma interação possível é feita por meio de chamadas para a ação ( call to action), que podem redirecionar o usuário para algum link dentro da estratégia que você escolheu.
O instagram é com certeza, a rede de compartilhamento de fotos e vídeos que cresce a cada ano milhões de usuários e estão sempre inovando para melhorar o desempenho do aplicativo.
Vale a pena citar que o Instagram funciona muito bem quando conciliado a outros formatos e canais.
Em estratégias de inbound marketing. O Inbound é uma estratégia de marketing digital que tem como foco atrair o público-alvo de uma empresa, conquistar permissão para iniciar um relacionamento e conquistar oportunidades ou vendas na empresa. A ferramenta mais importante nessa estratégia é o marketing de conteúdo, utilizado para atrair, educar e encantar esses visitantes, e assim transformá-los em leads e futuramente em clientes.
Indo direto ao ponto, Marketing de Conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para seu público-alvo, que o auxilie em todo processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea. É o combustível do Inbound Marketing. e funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com o seu consultório, clínica até a concretização do uso de seus serviços.
Em outras palavras, ele é uma representação do caminho que o paciente percorre.
A CF Marketing Digital Médico é especialista na criação de estratégias e execução para Instagram. Interessou? Fale com a gente. Vamos ajudá-lo (a).